Marcadores

sábado, 28 de agosto de 2010

Tamboril, Ceará

Em 24 de maio de 1810, Antônio de Sampaio nasceu em Tamboril, fazenda Vitor, interior do Ceará. Aqui iremos conhecer um pouco mais sobre o lugar onde nasceu e viveu um dos militares mais importantes do Brasil: Brigadeiro Sampaio.







Tamboril é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se a uma latitude 04º49'56" sul e a uma longitude 40º19'14" oeste, estando a uma altitude de 322 metros. Sua população estimada em 2004 era de 25.826 habitantes. Possui uma área de 2046,6 km².




História


Suas origens remontam ao Século XVIII, quando então por volta das décadas entre 1740 e 1760, situaram fazendas o Capitão Luiz Vieira de Sousa, juntamente com sua mulher D. Ana Feitosa. Houve prosperidade. Por ocasião da grande seca de 1777/79, viu-se o fazendeiro no iminente risco de perder os seus rebanhos. Faltava água e comida. Nessa oportunidade valeu-se ele de Nossa Senhora Santana, recebendo pronto atendimento. O nome invocado apareceu-lhe em sonho. Mostrou-lhe um local onde deveria ser retido o precioso líquido. Essa retenção deveria ser feita através de uma barragem, com desvio do rio próximo, e a formar reservatório de acordo com as necessidades do momento e futuras épocas contingenciais. Construído o reservatório e salva a fazenda, houve como retribuição ao seu venerado nome de adoração a edificação de uma capela na fazenda, dedicada em sua honra e a firmar-se pelos tempos adiante como raiz precursora do povoamento. Antes do cumprimento dessa promessa faleceria o promitente. Seus familiares levariam adiante o projeto, como forma de gratidão, construindo oportunamente a capela. Desta forma temos mais um município brasileiro, cuja evolução histórica se dá através da religiosidade católica, pois a cidade se forma ao redor da capela (hoje igreja matriz) construída pelos familiares do fazendeiro.


Clima



Tropical quente semi-árido com chuvas de janeiro a abril. Temperatura: Apresenta uma variação de 5,1 °C, entre os meses de novembro (29,0 °C) de junho (23,9 °C). As médias máximas e mínimas ocorrem nos meses de outubro (35,4 °C) e julho (18,8 °C). Os ventos sopram no quadrante nordeste/sudeste, com velocidades que variam de 2,7m/s em fevereiro a 3,7 em julho e novembro. Tropical quente semi-árido de janeiro a abril.



Política



Sua elevação à categoria de Vila e Município, simultaneamente, deu-se conforme Lei Provincial nº 664, de 4 de outubro de 1854 (153 anos em 2007), ocorrendo sua instalação a 25 de junho de 1863. Suprimido, conforme Dec-Lei nº 193, de 20 de maio de 1931 e restaurado na forma do Dec-Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933.

Bandeira de Tamboril,CE









Postado por: Ágnis Gabrielle, Lucas Barros e Kahl.

O BRIGADEIRO SAMPAIO NA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA

O Brasil enfrentou o Paraguai em Aliança com a Argentina e o Uruguai em 1865 – 70, em Defesa de sua Soberania, a livre navegação do rio Paraguai, impedida pela fortaleza de Humaitá. Livre navegação essencial para o governo do Brasil comunicar-se com sua Província de Mato Grosso. E principalmente em defesa de sua Integridade agredida com as invasões pelo Paraguai das províncias brasileiras de Mato Grosso e Rio Grande do Sul. e também em defesa da Honra Nacional
A guerra durou quase 5 anos e teve os seguintes pontos de inflexão para a conquista dos seguintes objetivos da Tríplice Aliança;


Objetivo Militar: a conquista da poderosa Fortaleza de Humaitá a Sebastopol sul-americana. onde estava instalado o poderoso canhão El Cristiano fundido com sinos das igrejas paraguaias. Arma
que tantos problemas causou à Marinha Brasileira até a conquista a histórica fortaleza. Canhão conquistado a duras penas e conservado como troféu de guerra e que faz mais de um século esta no Museu Histórico Nacional Este ,local da antiga Casa do Trem onde, há 218anos teve inicio nas Américas o ensino militar acadêmico e o ensino superior civil no Brasil na então Real Academia de Artilharia Fortificação e Desenho criada pelo vice rei Conde de Resende em 1792 e destinada a formar oficiais de Infantaria, Cavalaria, Artilharia e engenheiros militares e civis para o Brasil Colônia, conforme abordamos em nosso livro no prelo 2010-200 anos da criação da Academia Rela Militar á Academia Militar das Agulhas Negras.
Objetivo Político da Tríplice Aliança: A conquista da capital do Paraguai Assunção.

Pontos de inflexão da guerra:

Batalha Naval do Riachuelo, 11 de junho 1865, anulação da capacidade ofensiva estratégica do Paraguai, por forças da Marinha reforçada por forças do Exército comandas pelo Almirante Barroso

- Batalha de Tuiuti – 24 de maio 1866. a maior batalha campal da America do Sul Anulação da capacidade ofensiva, tática do Paraguai por forças brasileiras, argentinas e orientais ao comando do General Osório;

- Conquista de Humaitá Em 5 agosto 1868. por forças navais e terrestres brasileiras Anulação da capacidade defensiva estratégica do Paraguai;

- Batalhas da Dezembrada – dezembro 1868. Anulação da capacidade defensiva tática do Paraguai.

O Brigadeiro Sampaio conquistou suas estrelas de oficial general por sua notável atuação em operação de combate em localidade, no comando de uma Brigada na conquista da cidade uruguaia de Paissandu na Guerra contra Aguirre 1864, quando já era uma legenda na Infantaria Brasileira. E veterano de 36 ações de combate
Assistiu a rendição paraguaia em Uruguaiana em setembro de 1865 de cuja ação participou um Batalhão de sua heróica 3ª Divisão.
Sampaio ali foi retratado ao lado de Conde D’Eu, logo depois da rendição paraguaia de Uruguaiana em que o embaixador inglês na Argentina, em cerimônia histórica especial entregou com pompa e circunstância D. Pedro II a carta da Rainha Vitória que pôs fim a Questão Christie, resultado de uma ofensa inglesa a soberania Brasileira.

postado por: Ágnis Gabrielle, Roza.





Vida e Morte do Brigadeiro Sampaio



De origem muito humilde, em 24 de maio de 1810, Antônio de Sampaio nasceu em Tamboril, fazenda Vitor, interior do Ceará. Em 1830, alistou-se voluntariamente no 22º Batalhão de Caçadores, com sede em Fortaleza.De vaqueiro sertanejo a campeiro gaúcho participou de inúmeras campanhas regionais voltadas para a manutenção da integridade o território brasileiro, no período Regencial (Cabanagem, Balaiada, Farroupilha, Praieira) e na defesa contra as agressães externas, no período Imperial (contra Oribe e Rosas em Monte Caseros e Aguirre em Paissandu), destacando-se pela coragem, bravura, determinação e pela liderança em combate.
Em 24 de maio de 1866, quando comandava a 3ª Divisão de Infantaria (Encouraçada), foi atingido três vezes pelo fogo mortal do inimigo, na Batalha de Tuiuti, a maior batalha campal já travada na América do Sul. Em conseqüência dos ferimentos faleceu, em 6 de julho, a bordo do navio-hospital Eponina, que o transportava para Buenos Aires. Em reconhecimento ao seu invulgar valor, o Exército Brasileiro o escolheu como Patrono da Arma de Infantaria, verdadeiro símbolo das virtudes do combatente da Rainha das Armas. Desde 24 de maio de 1996, seus restos mortais repousam no mausoléu construído no interior do Quartel-General da 10ª Região Militar, mesmo local onde sentou praça.
postado por : Ágnis Gabrielle,Roza.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Brigadeiro Sampaio

Brigadeiro Sampaio foi um dos maiores representantes do Exército Brasileiro. Sua bravura e coragem lhe renderam o título de patrono da Arma de Infantaria. Seria interessante buscar, portanto, a razão de tantas homenagens ao brigadeiro. Para isso, é necessário analisar sua participação em guerras e revoltas, na qual ele representou muito bem a nossa pátria: Cabanagem, Guerra do Prata, Blaiada, Guerra do Paraguai e Revolução Farroupilha.

Postado por: Kahl

Autoria de: Lucas Barros