O Ceará está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambucoe Piauí. Sua área total é de 146.348,30 km². A população do estado estimada para o ano de 2008 foi de 8.450.527 habitantes.
A capital e maior cidade é Fortaleza, Entre as cidades mais importantes do estado são Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Itapipoca, Iguatu e Quixadá. Ao todo são 184 municípios.
O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".
O povo cearense foi formado pela miscigenação de indígenas catequizados e aculturados após longa resistência, colonizadores europeus e negros que viviam como trabalhadores livres ou escravos. O povoamento do território foi bastante influenciado pelo fenômeno natural da seca.
Era uma sociedade rural baseada sobretudo na pecuária, principalmente no sertão, e na agricultura, em especial nas serras e vales. A elite latifundiária, mediante o poder econômico e complexas relações de parentesco e afilhadagem, possuía controle de quase todos os aspectos da vida social. Os "coronéis" mantinham em suas propriedades muitos dependentes que lhes prestavam serviços ou entregavam parte de sua produção em troca da posse de um lote de terra, além de trabalhadores assalariados.
O desenvolvimento independente do Ceará aconteceu apenas depois de sua desagregação de Pernambuco em 1799, e sua história foi marcada por lutas políticas e movimentos armados. Essa instabilidade se prolongou durante o Império e a Primeira República, normalizando-se depois da reconstitucionalização do País em 1945. O Ceará foi o primeiro estado que aboliu a escravatura.
Geografia
O Ceará é cercado por formações de relevo relativamente altas: chapadas e costas nas extremidades do estado, denominando-se então a área central de Depressão Sertaneja O estado cearense tem sua área predominantemente preenchida por caatinga, com o período de chuvas limitado a aproximadamente quatro meses do ano e alta biodiversidade adaptada. As condições climáticas do território se reflete em uma fauna e flora adaptadas às condições semi-áridas. Consequentemente, há grande número de espécies endêmicas, ou seja, se desenvolvem em áreas restritas, sobretudo nos brejos e serras, isolados pela caatinga e refúgios da flora e fauna de matas tropicais úmidas. Na Serra de Baturité, por exemplo, 10% das espécies de aves são endêmicas. Destacam-se, na flora cearense, a carnaúba, considerada um dos símbolos do estado e também importante fonte econômica.
Hidrografia
O território cearense é dividido em sete bacias hidrográficas, e a de maior destaque a do rio Jaguaribe. Os dois maiores reservatórios de água do Ceará são barragens que represam o Jaguaribe: Açude Orós e Açude. Os afluentes mais importantes do rio Jaguaribe são os rios Salgado e Banabuiú.
Litoral
No litoral, que se estende por 573 quilômetros, predominam os mangues e as restingas, vegetação litorânea típica, além de áreas sem vegetação recobertas por dunas.A pluviosidades e a umidade são maiores que na Depressão Sertaneja, variando as temperaturas entre 20°C e 35°C. A planície litorânea possui geografia diversificada, o que faz com que o estado possua praias com coqueirais, dunas, barreiras - paredões sedimentares que acompanham a faixa da costa e, em alguns trechos, possuem tons coloridos - e áreas alagadas de manguezal, onde há grande biodiversidade. As praias mais conhecidas são: a Praia de Jericoacoara, a Praia de Canoa Quebrada e a Praia de Porto das Dunas, dentre outras, porém sendo estas de fama internacional. O litoral cearense é atravessado por duas rodovias, a Costa do Sol Nascente e a Costa do Sol Poente, que, a partir de Fortaleza, direcionam-se para o litoral leste e oeste, respectivamente.
Clima
O clima é semi-árido quase que na totalidade do estado, com chuvas que, em trechos de regiões como a dos Inhamuns, podem ser menores do que 500mm de precipitação, mas que também alcançam 1.000mm em outras áreas caracterizadas pelo clima semi-árido brando (por exemplo, na áreado Cariri e nas cidades relativamente próximas à faixa litorânea). A temperatura média é alta, girando entre meados de 20°C no topo das serras a até 35ºC nos sertões mais quentes.No interior, a amplitude térmica diária pode ser relativamente maior devido à menor umidade.
Em tdo o estado, os dias mais frios ocorrem geralmente em junho e julho e os mais quentes, entre outubro e fevereiro. Nas áreas serranas, onde predomina o clima semi-úmido e, em altitudes mais elevadas, úmido, as temperaturas são mais baixas, com média de 20°C a 25°C, podendo chegar a mínimas anuais entre 12°C e 16°C.Surgem aí vegetações de cerradão e floresta tropical, e as pluviosidades são mais altas, superando os 1.000mm de precipitação.
Postado por: Lucas Barros, Roza.